|
GT Dados Abertos compartilha experiências sobre hackatons
Quarto encontro do Grupo de Trabalho foi realizado no auditório da Fundação Seade

O 4º encontro de participantes do Grupo de Trabalho (GT) Dados Abertos foi realizado nesta quarta, 23 de maio, no auditório da Fundação Seade, com a participação de 13 diferentes órgãos e entidades do governo. O foco da reunião foi o compartilhamento de três experiências de três órgãos diferentes que organizaram hackatons (maratonas de programação) e para tanto usaram dados abertos: a APTA (da Agricultura), a Secretaria da Fazenda e a EMTU. Os palestrantes contaram como foi a preparação e execução dos respectivos eventos,  incluindo a forma de trabalhar os dados abertos. "A discussão foi muito rica", resumiu Andrea Mustafa, assessora de gabinete da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), que esteve à frente da reunião nesta quarta, juntamente com Ricardo Kadouaki, assessor da Fundação Seade. Para próximos encontros, foi acordado que serão realizadas oficinas para dar uma dimensão mais prática da abertura de dados.

GT Dados Abertos - O Grupo de Trabalho Dados Abertos tem por objetivo discutir soluções para disponibilização de informações públicas na internet. Formado dentro do Conselho de Transparência da Administração, o GT se reúne desde o ano passado tendo à frente integrantes da OGE, a quem cabe, desde 2017 - conforme o  Decreto nº 62.599 / 2017 - o gerenciamento e a orientação do uso do portal Governo Aberto SP (www.governoaberto.sp.gov.br). 

A OGE dá apoio e orientação aos responsáveis pelo cadastramento de informações, incluindo levantamento dos sistemas e conjuntos de dados disponibilizados nos sites dos órgãos do Governo do Estado para a devida catalogação e disponibilização para download  pela internet. Também realiza a manutenção de bases, atualização de notícias e confecção de relatórios de desempenho mensais do número de acessos ao portal, aos conjuntos de dados e evolução de conjuntos de dados para download.