|
Reformulado, novo Portal da Transparência Estadual já tem 21% a mais de acessos
15/12/2017
Números se referem aos meses de agosto a novembro deste ano, comparados com igual período no ano passado: foram mais de 554 mil visitas, contra 456.780 em 2016. O número de páginas visitadas também saltou para quase 8 milhões

Totalmente reformulado e relançado no dia 1º de agosto passado, o novo Portal da Transparência Estadual (WWW.transparencia.sp.gov.br) teve um aumento de 21% no número de visitas. Os números se referem aos meses de agosto a novembro deste ano, comparados com igual período no ano passado: foram mais de 554 mil visitas, contra 456.780 em 2016. O número de páginas visitadas também saltou de 5 milhões para quase 8 milhões. O assunto mais procurado continua sendo a remuneração dos servidores públicos. As mudanças vieram ampliar ainda mais a política de transparência do Estado de São Paulo e agregar informações ao Portal da Transparência, considerado um dos melhores do Brasil pelo Índice de Transparência da entidade Contas Abertas e pelo Ranking de Transparência do Ministério Público Federal.

“A transparência é modo eficaz de prestação de contas, incentiva a participação e o controle social da gestão, inibe irregularidades; governo democrático tem que ser aberto e transparente” enfatiza Gustavo Ungaro, da Ouvidoria Geral do Estado, instituição gestora do Portal da Transparência.

As principais características do novo portal são a linguagem acessível e o visual amigável, formato responsivo e especial atenção à navegabilidade – sua disposição vertical é mais adequada ao uso em celulares e tablets. Entre as novidades estão a reunião, em um só lugar, dos mais de 40 aplicativos do Governo do Estado – Poupatempo, Acessa SP, Detran, Metrô, CPTM etc. – e mapas georreferenciados que permitem o cruzamento de dados. Os diversos canais de comunicação com o cidadão também estão centralizados na primeira página do novo portal.

O Portal da Transparência - Criado em 2011, o Portal da Transparência do Governo do Estado ficou em primeiro lugar no Índice de Transparência da entidade Contas Abertas nos anos de 2010 e 2012, e em terceiro lugar em 2014. Também conquistou o primeiro lugar nas três edições da Escala Brasil Transparente, realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. Em 2016, o número de visitas ao Portal da Transparência cresceu 12% em relação ao ano anterior - foram 1.303.640 visitas, contra 1.161.003 registradas em 2015.