|
Grupo de Trabalho sobre dados abertos se reúne em palestra sobre Lei de Acesso à Informação
08/02/2018
Na ocasião também foi apresentado um passo a passo para inserção dos conjuntos de dados no "Catálogo de Sistemas e Bases de Dados", gerenciado pela Fundação Seade, o qual alimenta o "Portal do Governo Aberto SP", e dúvidas puderam ser sanadas

Com o objetivo de inovar em processos e tornar possível o aumento e a qualidade dos conjuntos de dados disponibilizados pelo Governo do Estado, o Grupo de Trabalho de Dados Abertos (GT), formado dentro do Conselho de Transparência, se reuniu na quarta-feira, 7 de fevereiro, para discutir os avanços desde a reunião anterior, em 18 de dezembro, e definir as prioridades para continuidade dos trabalhos. O encontro foi realizado no CIVI-CO, um espaço de co-working focado em negócios de impacto social. Na ocasião também foi apresentado um passo a passo para inserção dos conjuntos de dados no "Catálogo de Sistemas e Bases de Dados", gerenciado pela Fundação Seade, o qual alimenta o "Portal do Governo Aberto SP", e dúvidas puderam ser sanadas. Os cerca de 30 participantes do encontro também assistiram a uma palestra do procurador do Estado Levi de Mello sobre Lei de Acesso à Informação (LAI) e sigilo. Estiveram presentes à reunião representantes de 22 órgãos do Estado.

Dados abertos
 – A Ouvidoria Geral do Estado é responsável pela gestão e administração do "Portal do Governo Aberto SP"  (www.governoaberto.sp.gov.br), dando apoio e orientação aos responsáveis pelo cadastramento de informações, incluindo levantamento dos sistemas e conjuntos de dados disponibilizados nos sites dos órgãos do Governo do Estado para a devida catalogação e disponibilização para download pela internet. Também realiza a manutenção de conjuntos de dados, atualização de notícias e confecção de relatórios de desempenho mensais do número de acessos ao portal, catalogação de conjuntos de dados e evolução de conjuntos de dados para download.