|
Grupo de Trabalho sobre Dados Abertos apresenta cases de sucesso e discute dúvidas sobre mapeamento de dados
12/03/2018
Ouvidoria Geral orienta responsáveis pelo cadastramento de informações, incluindo levantamento dos sistemas e conjuntos de dados disponibilizados nos sites dos órgãos do Governo do Estado para catalogação e disponibilização para download

O Grupo de Trabalho Dados Abertos, que tem por objetivo discutir soluções para disponibilização  de informações públicas na internet, reuniu cerca de 30 representantes de diferentes órgãos do Estado nesta sexta, 9 de março, para apresentação de cases de sucesso e discussão de dúvidas. Formado dentro do Conselho de Transparência, o Grupo de Trabalho se reúne desde o ano passado tendo à frente integrantes da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), a quem cabe, desde 2017 - conforme o  Decreto nº 62.599 / 2017 - o gerenciamento e a orientação do uso do portal Governo Aberto SP (www.governoaberto.sp.gov.br). O portal conta hoje com 463 conjuntos de dados catalogados, sendo 113 disponíveis para download; o objetivo dos encontros do grupo é dar apoio aos órgãos estaduais para que esse número possa ser ampliado e os dados utilizados pela sociedade.

O encontro foi realizado no MobiLab, espaço de coworking da prefeitura de São Paulo. Três cases foram apresentados: o primeiro, da Infosiga (Secretaria de Governo), cujos dados dão subsídios a ações da Artesp e Polícia Rodoviária Estadual; da Secretaria Estadual da Educação, que oferece diversos serviços de integração com seus sistemas, como o cadastro de alunos e consulta pública de concluintes; e da Secretaria da Fazenda, que inclusive planeja um hackaton de compras eletrônicas. Ao final os participantes se reuniram em grupos e discutiram a seguinte questão: quais são as dificuldades de meu órgão para o mapeamento de conjunto de dados e sua inserção no catálogo do Governo Aberto? O tema deu ensejo a diversas dúvidas e discussões, o que levou à troca de sugestões sobre formas de superar as dificuldades.

Estiveram presentes, entre outros, representantes da Secretaria de Administração Penitenciaria, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Governo, Metrô e Centro Paula Souza. A reunião foi coordenada por Andrea Mustafa Moyses e Helena Pchevuzinske, da Ouvidoria Geral do Estado, e Ricardo Kadouaki, da Fundação Seade.

O trabalho da Ouvidoria - A OGE dá apoio e orientação aos responsáveis pelo cadastramento de informações, incluindo levantamento dos sistemas e conjuntos de dados disponibilizados nos sites dos órgãos do Governo do Estado para a devida catalogação e disponibilização para download  pela internet. Também realiza a manutenção de bases, atualização de notícias e confecção de relatórios de desempenho mensais do número de acessos ao portal, aos conjuntos de dados e evolução de conjuntos de dados para download.