Ouvidora Manuella Ramalho está presente na 27ª Reunião Técnica do Conaci, realizada em MG
08/06/2018
Seminário “30 anos da Constituição – A Evolução do Controle” deu início na manhã desta quinta-feira (7) à programação da 27ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno em Belo Horizonte

O Seminário “30 anos da Constituição – A Evolução do Controle” deu início na manhã desta quinta-feira (7) à programação da 27ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), em Belo Horizonte. O evento reuniu dezenas de pessoas no auditório JK, na Prefeitura Municipal, e foi realizado pela Controladoria-Geral do Município (CTGM-BH), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e pelo CONACI. A ouvidora Manuella Ramalho, da Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo, esteve presente.

Na oportunidade, ao abrir o seminário alusivo aos 30 anos da Constituição de 1988, a ser celebrado no dia 5 de outubro, o presidente do CONACI, Álvaro Fakredin, fez uma retrospectiva do trabalho do Controle Interno ao longo da história da república, até hoje. O pronunciamento do Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz, ressaltou a importância em se debater o tema proposto no seminário, nesse momento histórico da Constituição. Para Ferraz, “É importante que seja trabalhada a ideia de diálogos interinstitucionais, a questão da relação entre os órgãos de controle, somando esforços na busca do objetivo comum”, disse. Foram debatedores no seminário o Ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário; Leonardo de Araújo Ferraz, Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte; Fábio Medina Osório, jurista e professor; Cristina Fortini, advogada e professora; e Eugênio Ricas, delegado da Polícia Federal.

Participaram da solenidade de abertura o Vice-Prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac; o Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário; o Presidente do CONACI, Álvaro Fakredin, o Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Eduardo Martins de Lima; o Procurador-Geral do Município de Belo Horizonte, Tomaz de Aquino Resende; o Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz; o Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Minas Gerais, Breno Barbosa Cerqueira Alves e o Promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, Leonardo Duque Barbabela.

Reunião Técnica - Nesta sexta (8) está sendo realizada a 27ª Reunião Técnica do Conaci. A ouvidora Manuella Ramalho, representando a OGE, permanece no Grupo de Trabalho para implementação da Lei 13460/2017, coordenado pela Controladoria-Geral do Município de São Paulo, e colabora para montar a programação do XIV Encontro Nacional de Controle Interno, que será realizado em Macapá (AP) nos dias 29 e 30 de agosto. O tema desta edição será o controle interno nos 30 anos da Constituição.