|
Ouvidora geral apresenta resultados do Web Denúncia no Dia Internacional de Combate à Corrupção
10/12/2018
Sistema gerenciado pela Ouvidoria Geral do Estado havia registrado, até 4 de dezembro, 732 denúncias, totalizando 1.393 denúncias desde junho de 2016

A ouvidora geral do Estado de São Paulo, Manuella Ramalho, participou nesta segunda-feira, 10 de dezembro, de duas atividades para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção - 9 de  dezembro - data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2003, para conscientização sobre a importância do controle social e os avanços contra a impunidade.

O primeiro evento, pela manhã, foi a Reunião Plenária do Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do Estado de São Paulo (FOCCO/SP), que tem a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) na Secretaria Executiva, e que contou com a presença de representantes de 34 órgãos públicos de prevenção e combate à corrupção. Realizado no auditório  “Tilene Almeida de Moraes”, na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o encontro trouxe informações sobre as oito ações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro implementadas pelo FOCCO/SP.

A ouvidora geral apresentou resultados do Web Denúncia, sistema gerenciado pela Ouvidoria Geral do Estado, por meio do qual o cidadão pode, via internet, denunciar situações de corrupção a diversas instituições públicas, em um único canal. Este ano, até o dia 4 de dezembro, haviam sido registradas 732 denúncias pelo www.ouvidoriageral.sp.gov.br/foccosp/index.html,totalizando 1.393 denúncias desde junho de 2016. Também foi definida a nova Secretaria Executiva para o exercício de 2019 – que ficará a cargo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
No período da tarde, também no Ministério Público – só que no auditório Queiroz Filho – o MPSP, em parceria com o FOCCO/SP, comemorou o Dia Internacional de Combate à Corrupção, com a presença da ouvidora geral, do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público, Gianpaolo Poggio Smanio, do Subprocurador Geral de Justiça de Política Criminal e Institucional, Mário Luís Sarrubo, do Corregedor Geral da Justiça, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e do Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro.

Manuella Ramalho, a convite dos organizadores, apresentou os números e o funcionamento do Web Denúncia, aproveitando a ocasião inclusive para convidar outros órgãos públicos a participar. Hoje são dez os órgãos que fazem parte do sistema: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Controladoria Geral do Município, Procuradoria Geral do Estado, Receita Federal, Secretaria da Fazenda – Corregedoria da Fiscalização Tributária, Secretaria da Fazenda – Ouvidoria Fazendária, Corregedoria Geral da Administração, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.